A luz que faltava

Se no início de este ano me tivessem perguntado se acreditava que o Benfica ainda podia ganhar o campeonato a minha resposta seria, sem pensar duas vezes, um não. O futebol que a equipa praticava sob as ordens de Rui Vitória era um autentico desastre e cada jogo era um sofrimento. Mas as minhas ideias mudaram e hoje vejo a conquista desse título mais possível do que nunca.

A notícia da saída de Rui Vitória do Benfica pecou por tardia, mas finalmente houve um dia em que Luís Filipe Vieira viu a "luz" que hoje permite às águias continuar a lutar pelo campeonato. E essa "luz" tem nome: Bruno Lage. Não acreditei de imediato que fosse a melhor solução. Era demasiado arriscado apostar num treinador que não tinha experiência a este nível. Mas o Lage fez-me mudar de ideias apenas dois jogos depois.

O primeiro teste do novo mister foi contra o Rio Ave, no Estádio da  Luz. Bruno Lage arriscou e fez as suas primeiras mudanças na equipa. Teve a coragem, e por isso o admiro, de dizer adeus às táticas de Rui Vitória e avançar com aquilo que acreditava que seria o melhor para o Benfica. E apesar de o início do jogo não ter sido o esperado, o Benfica deu a volta e venceu. Bruno Lage aprovava assim no seu primeiro teste. Veio o segundo e Lage continuou a passar. No terceiro também. E no quarto. Infelizmente tropeça no quinto e sofre a sua primeira derrota, num jogo onde também o VAR foi protagonista, mas não por bons motivos. Mas isso já é outra história.

Quase três meses depois o balanço é muito positivo. O Benfica está vivo. Lage arrisca, faz mudanças sem medo, lança jovens da formação e consegue a primeira vitória dos encarnados na Turquia com seis "babys" na equipa. Visita o Sporting, mete-lhes quatro golos e três dias depois recebe-os na Luz para entregar mais dois de que se tinha esquecido. Mas ele quer mais, os jogadores querem mais e os adeptos querem mais. E conseguem-no porque o Benfica nunca baixa o ritmo. Nem quando já tem o jogo ganho. O pé continua no acelerador e acabam por conseguir um goleada por 10-0. 

Com Bruno Lage já não há escassos minutos de entusiasmo porque o Benfica marcou, mas sim noventa minutos de prazer. Agora desfruta-se de um jogo inteiro, sem sofrimentos e com alegria. Talvez seja este o tal caminho de que Rui Vitória tanto falava, mas que nunca encontrou. 

Além do campeonato, os encarnados também estão em mais duas competições - Taça de Portugal e Liga Europa - portanto esta época ainda pode ter um final feliz. Mas isso só o futuro dirá.

É verdade, já pode ser sábado?


Twitter: @BenficaStuff

Comentários