"Tantos mundiales, tantas historias" - Alfredo Relaño


Casa Del Libro

“Casi puede decirse que la mayor noticia de la Copa del Mundo de Inglaterra se produjo antes de que empezara. Fue la sensacional desaparición de la Copa, el 20 de marzo, cuando aún quedaban tres meses largos para que comenzara el campeonato”. ("Quase se pode dizer que a maior notícia do Mundial de Inglaterra aconteceu antes de que o mesmo começasse. Foi o sensacional desaparecimento da taça, dia 20 de Março, quando ainda faltavam três largos meses para que se iniciasse o campeonato")

Rapidamente se iniciaram as buscas, mas ninguém encontrou pistas. Todo este problema acabou por se resolver graças a Pickles, um cão que numa tarde de passeio com o seu dono encontra a taça. Na terra dos inventores do futebol todos suspiraram de alívio e Pickles tornou-se o herói deste mundial. Ficou extremamente popular e chegou a ser convidado, juntamente com o seu dono, para o jantar de celebração dos jogadores ingleses depois da vitória na final do campeonato do mundo de 1966.

Esta é uma das centenas de histórias que podemos encontrar em "Tantos mundiales, tantas historias" ("Tantos mundiais, tanta histórias"), um livro de Alfredo Relaño que permite ao leitor fazer uma viagem repleta de emoções por todos os mundiais de futebol masculino disputados desde a sua criação, em 1930, até ao mundial de África do Sul, em 2010.

Antes de começar o mundial no Brasil, em 2014, o escritor espanhol, com toda a sua habilidade, reuniu neste livro crónicas de alguns dos jogos mais importantes de cada uma das edições do Mundial e da seleção espanhola, dados estatísticos que nos permitem ver a evolução desta competição e algumas curiosidades que fazem com que a leitura desta magnífico livro seja um prazer para o leitor. Recorrer às histórias mais caricatas de todos os mundiais e colocá-las entre uma e outra crónica é uma forma inteligente de prender a nossa atenção e deixar-nos com vontade de encontrar o próximo acontecimento divertido.

Quanto às crónicas e aos dados estatísticos estes têm um papel fundamental, visto que aportam muito conhecimento sobre as várias edições desta competição. Para começar a contar a história de cada Mundial, Alfredo Relaño começa por dar-nos dados sobre o país e o ano em que se disputa, as novidades implementadas nessa edição, o número total de espectadores, quantas seleções participaram e quais chegaram pela primeira vez, quantos jogos aconteceram, quantos golos se marcaram e quem foi o melhor marcador do torneio. Depois, nas crónicas, desenvolve alguns destes dados e incluí também algumas listas de convocados e "onzes iniciais", juntamente com informações relativas à carreira dos jogadores que mais se destacaram nesse ano. Ao escritor não escapou nenhum detalhe.

Em suma, posso afirmar que esta obra de Alfredo Relaño resume de uma forma muito completo os momentos que mais marcaram uma das maiores competições desportivas do mundo. Sem dúvida este é um livro indispensável nas estantes de um apaixonado pelo futebol.


Comentários